sexta-feira, 22 de junho de 2012

Começa o CineOP (e a vida continua)

Roberto (80) e Reginaldo (75) no palco do cine Vila Rica. Foto de Leo Lara


Por mais que seria bem-vindo um tempo do mundo, um recuo para dentro, para onde se fala pouco e se escuta muito, a vida está aí, demandando ação.

Com isso, quero dizer que um espaço aqui dentro ainda está resguardado, preservado, pra entender esse episódio de difícil compreensão que é a morte do Carlão.

Mas a vida não para de andar. É preciso vivê-la. E como ela segue, estarei postando neste Urso de Lata trechos e links da cobertura que estou fazendo da 7ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, este interessantíssimo festival de cinema dedicado à preservação e memória do cinema nacional, para outros veículos.

Para começar, segue um pedaço da entrevista com Roberto Farias e Reginaldo Faria, os irmãos homenageados na abertura de quinta-feira aqui em Ouro Preto, publicada na edição de terça-feira (19) no jornal Valor Econômico. Gustavo Dahl também foi homenageado.

Boa leitura!

CineOP 2012 relembra uma família dedicada ao cinema

Reginaldo Faria não precisa pensar duas vezes para responder uma pergunta que lhe acompanha há anos: por que toda a família Faria está envolvida com audiovisual? "Desde pequenos sempre trabalhamos juntos no estabelecimento comercial de nosso pai. Essa prática continua até os dias de hoje. Os filhos e os netos seguem nossos passos e nós seguimos os passos daquilo que nos fascina", afirma.

Ator de pontos altos da filmografia brasileira como Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977) e Porto das Caixas (1962), Reginaldo será homenageado ao lado do irmão Roberto Farias, diretor de O Assalto ao Trem Pagador (1962) e Pra Frente, Brasil (1982), na quinta-feira (dia 21) na abertura oficial da 7ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto. O cineasta Gustavo Dahl (1938-2011), primeiro presidente da Ancine, também será homenageado.

Dedicada à memória e preservação do cinema brasileiro, a mostra mineira programou também a projeção gratuita de cinco filmes da dupla, além de um debate sobre o percurso de suas carreiras.

Continue lendo o texto no site do Valor Econômico.

Nenhum comentário: