segunda-feira, 3 de março de 2008

Saneamento Básico em DVD


Depois da frustração da bilheteria do cinema, Saneamento Básico, O Filme (2007) vai sair em DVD no mês de abril. Lançado com 58 cópias, o quarto longa de Jorge Furtado fez 176.388 mil espectadores. A maior bilheteria entre os filmes lançados no ano passado foi Tropa de Elite, com 2,4 milhões de espectadores.

A metáfora de fazer cinema em um País onde um terço da população vive abaixo da linha da pobreza é discutida em tons cômicos no filme de Furtado. Em uma comunidade fictícia da serra gaúcha, os moradores pretendem construir uma fossa. Porém, a prefeitura dispõe apenas de R$ 10 mil destinados à realização de um vídeo.

Os moradores se reúnem e resolvem fazer uma ficção sobre o monstro da fossa. Wagner Moura interpreta o monstrengo; Fernanda Montenegro é a esposa de Moura e a mais empenhada em fazer o filme (torna-se a diretora da produção); Paulo José, pai de Fernanda, é o cético que sempre cede no fim; Camila Pitanga, a musa burra do filme; Bruno Garcia interpreta o dono da grana (empresta a câmera, descola o figurino e por aí vai); por fim, Lázaro Ramos o realizador “visionário”, o único que entende razoavelmente de cinema.

Os dois últimos filmes de Jorge Furtado haviam passado a casa do meio milhão de espectadores. Meu Tio Matou um Cara (2005) foi lançado com 121 cópias e teve 591.120 mil espectadores. O Homem que Copiava (2003), primeiro grande sucesso de Furtado após o curta Ilha das Flores (1989) foi lançado com 70 cópias e teve público de 664.651 pessoas. Os números são do Database Brasil, do boletim Filme B.

À época do lançamento em julho, Saneamento Básico, O Filme teve que concorrer com blockbusters Harry Potter e a Ordem de Fênix e Transformers.

Furtado X Veja

O jornalista Luís Nassif publicou nesta segunda-feira, 3, uma carta enviada a ele por Jorge Furtado. Nela, o diretor conta como venceu processo judicial contra a revista Veja -- Nassif está em batalha judicial contra a revista. No texto, Furtado desmente que seu sócio tenha sido beneficiado pela administração estadadual do Rio Grande do Sul.

Leia aqui a íntegra da carta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, eu não sabia que "Saneamento Básico" tinha tido um resultado tão frustrante.
É uma pena, pq eu acho um puta filme. Simples e com o toque de humor perfeito. Não descamba pros exageros, é sutil.
Aliás, também achei muito bons os outros dois filmes do Furtado.

Bjos

Anônimo disse...

Não consegui entender muito bem porque o filme teve um desempenho ruim de bilheteria. O lançameno simultâneo a blockbusters com certeza atrapalha, mas não sei se seria suficiente para explicar todo o fenômeno.

Em tempo: "Saneamento Básico" vai ser exibido no próximo sábado, 8, no I Los Angeles Brazilian Film Festival. Vamos ver o que os gringos acham...

beijo!

Heitor