domingo, 12 de fevereiro de 2012

Whitney Houston (1963-2012)

Whitney Houston em cena de O Guarda-Costas, indicado a dois Oscar


Whitney Houston, a cantora que dominou as rádios nos anos 1980 e 90 e viu seu sucesso se estender no cinema com O Guarda-Costas e as canções I Will Always Love You e I Have Nothing, morreu neste sábado (11/2), noite de véspera da cerimônia do Grammy.

A notícia da morte de Whitney foi publicada na agência Associated Press, que traz um breve balanço da carreira da cantora, que faleceu aos 48 anos. A causa ainda é desconhecida, mas tornou-se notório o problema da intérprete com drogas.

Na década de 90, Whitney, então sucesso de vendas de LPs/CDs e presença constante nas rádios, fez três filmes: o desinteressante Falando de Amor (Waiting to Exhale, de 1995, dirigido pelo ator Forest Whitaker), o sonolento romance Um Anjo em Minha Vida (The Preacher's Wife, de 96), e um filme que muitos de nós já assistimos inúmeras vezes na televisão.

O Guarda-Costas, de 1992, que mostra o surgimento do amor de uma cantora pop (personagem obviamente inspirada na própria Whitney) com seu segurança particular, Kevin Costner, o durão que aos poucos vai amolecendo pelo romance.




 

Como qualquer produção esperta, O Guarda-Costas aproveitou o grande talento de Whitney, a voz, seguida de sua segunda habilidade, estar bonita sem fazer esforço algum. Da fórmula saíram as sequências dignas de videoclipe do longa. Filme por demais irregular, mas que ainda assim persiste como memória afetiva de quem está na casa dos 30 anos.

Curiosidade: O Guarda-Costas é dirigido por Mick Jackson, que antes de emplacar a dupla Whitney/Coster fez o bem interessante L.A. Story, divertida comédia em que Steve Martin tenta ganhar o coração de uma jornalista britânica numa jornada cheia de desencontros. Pena que o filme acabou ficando registrado na história como “o primeiro papel de relevância de Sarah Jessica Parker”.

Mas, voltando a O Guarda-Costas: agora com a morte precoce de Whitney Houston, é provável que o filme seja reprisado constantemente na televisão aberta ou que algum canal a cabo programe uma retrospectiva com os filmes com Whitney.

O tempo vai passar, as emoções vão arrefecer e O Guarda-Costas vai voltar ao seu lugar: o de memória afetiva. E nada mais.




Para descontrair, assista ao vídeo do encontro de Whitney com Serge Gainsbourg em 1986. Ela, uma estrela em ascensão. Ele já não era o compositor de antigamente mas figurinha caricata e carimbada na televisão francesa.

Neste vídeo, Gainsbarre diz na lata: "Whitney, eu quero te comer!".

Nenhum comentário: